História

A freguesia de Santo Quintino apresenta uma longa História, com momentos de maior protagonismo alternando com períodos de actividade rotineira, de entre os primeiros podemos destacar a época das invasões Napoleónicas, quando, em 1810, as tropas do General Massena, ao encontrar o Forte Grande de Alqueidão, reduto intransposto das Linhas de Torres, retiraram com a sua horda de 70 mil soldados.

Além desta importante acção defensiva integrada da “ defesa afastada de Lisboa”, que deu termo à Guerra Peninsular, temos como pontos de referência o ano de 1385, com o alargamento do termo de Lisboa dotado por D. João I. Nessa época denominava-se a Freguesia como sendo de Nossa Senhora da Piedade e Santo Quintino, nome coincidente com o dado à igreja paroquial, cuja denominação foi abreviada no último quartel do séc. XVIII talvez por uso, mas assim escrito primeiramente pelo Vigário João Ferreira de Oliveira.

Em 1836, deu-se a integração da freguesia, por nova divisão administrativa, no concelho de Sobral de Monte Agraço e na comarca de Torres Vedras.

Em 1898, no dia 13 de Janeiro foram definidos os limites que ainda hoje se mantêm na freguesia.