Ermida construída em data desconhecida, no entanto bastante antiga, uma vez que como sabemos, em 1760, ainda sob o nome de capela de Santo António, a mesma se encontrava em estado de grande degradação, portanto bastante anterior a essa data terá sido a sua construção.
A planta de construção é a habitual rectangular, perfeitamente integrada na disposição das construções da aldeia, compõe-se de uma só nave com ligação à capela mor através de um arco de triunfo.
No seu espólio encontramos uma tríade de imagens, sendo a de Santo António nitidamente setecentista e de dimensão maior que as de Santo Amaro e de Nossa Senhora da Conceição.
O pavimento tem duas áreas distintas tal como a cobertura do tecto, não deixando dúvidas portanto de que esta capela foi alvo de obras de ampliação. A zona da capela mor e a parte mais próxima da mesma estão pavimentadas com madeira, o tecto em abóbada de berço semicircular; já a zona mais próxima da entrada tem pavimento em lajes e tecto de madeira em masseira .
Rua dos Moinhos – Martim Afonso | 2590- 277 Sobral de Monte Agraço