reguesia de marcado cariz rural, está sediada a cerca de 40 Km de Lisboa, no concelho de Sobral de Monte Agraço.
Tem como ponto de maior atracção a Igreja Matriz, obra de magnífica traça Manuelina, um dos maiores expoentes da arquitectura quinhentista, mandada erigir em 1520. Algumas alterações e reconstruções, entretanto efectuadas, enriqueceram o já de si o rico espólio arquitectónico original, de tal forma que as referências a esta edificação são diversas e sistemáticas no seio da Literatura Portuguesa.
Cumulativamente verifica-se ser a única construção dedicada a Santo Quintino, padroeiro da freguesia, que não encontra par no País, ao invés do que acontece em França, onde a devoção a Saint Quentin é vasta, concretamente nas regiões da Alta Picardia, sendo-lhe dedicada a data de 31 de Outubro, na qual foi martirizado e decapitado em Augusta Veromanduorum ( actual Cidade de Saint Quentin ), no ano 287 D.C.
Do martírio do santo se retiram os símbolos da freguesia, dois longos pregos de prata em cruz, presentes na cúpula da capela de Santo Quintino na Igreja do mesmo, ali representados sobre fundo vermelho simbolizando o sangue do sacrifício.
Efectua-se, invariavelmente no dia 1 de Novembro, desde tempos imemoráveis, uma feira em honra de Todos os Santos, nas proximidades da dita Igreja, em Almargem, sendo a primeira referência conhecida à mesma datada de 1758, da autoria do Vigário Quintino Jorge Moreira, constante na memória paroquial da freguesia onde se aludiam também aos lugares, casais, moinhos de água e à serra. Em ermidas e oratórios particulares é também rica a freguesia, tendo em 1980 sido contadas, por Isaías da Rosa Ferreira, quinze ermidas e três oratórios particulares.
Hoje em dia encontramos, ainda, outros locais de interesse, nomeadamente os miradouros, dos quais se avistam vastas áreas, quer da lezíria ribatejana quer da costa marítima. Pontos de interesse turístico, com crescente procura, são os variados restaurantes, onde se podem saborear as mais selectas iguarias da cozinha e doçaria tradicional saloias, cujas decorações recorrem frequentemente às peças do artesanato e lavoura locais.
Salientamos também os eventos desportivos motorizados realizados no crossódromo de Casais de Santo Quintino, tradicionalmente realizados no Domingo de Páscoa, com lugar garantido no calendário nacional de Motocross.
Sem dúvida razões mais do que suficientes para justificar uma visita a esta freguesia de gentes humildes e hospitaleiras.
Orago
Santo Quintino.
População
3706 Habitantes (Censos 2011).
Actividades Económicas
Agricultura, pecuária, indústria, comércio e turismo.
Feiras
Todos os Santos no dia 1 de Novembro em Almargem.
Festas e Romarias
Santo Amaro, São Tomé, Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora da Fé, Festas de leilões (dos Reis à Pascoela).
Locais de Interesse Turístico
Igreja Matriz, Forte de Alqueidão, múltiplas Fontes, Miradouros de Casais de Santo Quintino, do Moinho do Céu, numerosas Capelas de Aldeia, várias Quintas Senhoriais, grande diversidade de Moinhos de Vento, Matadouro Municipal.
Gastronomia
Doçaria Regional, Bacalhau, Cabrito, Borrego, Queijos, Enchidos, Pão e Vinho.
Artesanato
Cutelaria, Cestaria em Vime, Bordados e Rendas.