Bicentenário das Linhas Torres

CIRCUITO DO ALQUEIDÃO

SONY DSC

 

O Circuito do Alqueidão disponibiliza ao visitante um conjunto de sítios patrimoniais que permitem o seu usufruto e oferecem uma experiência diversificada, que alia a natureza, a história, o desporto e o turismo.
Neste sentido este circuito integra quatro fortes, perfeitamente visitáveis:
Forte do Alqueidão (obra militar n.º 14). Posto de comando das Linhas de Torres Vedras, a partir do qual Wellington inspeccionava, diariamente, as movimentações do inimigo e decidia sobre as ordens do dia. Apoiado pelos fortes do Machado, Trinta e Simplício, todos localizados na serra do Olmeiro, este conjunto formava um poderoso conjunto fortificado.
Forte do Machado(obra militar n.º 15). Situado no plano frontal da encosta da serra do Olmeiro, a sua missão era opor-se a ataques do inimigo com vista a assaltar o Forte do Alqueidão;
Forte do Simplício (obra militar n.º 17). Este forte, em conjunto com os Fortes do Alqueidão, Machado e Trinta, fechava a crista da serra do Olmeiro. Estava especialmente vocacionado para flagelar as tropas francesas pela retaguarda, no caso de conseguirem marchar em direcção a Lisboa.
Forte Novo (obra militar n.º 152. Situado no cabeço dos Galhofos, sobre a estrada real de Sobral de Monte Agraço, era um posto avançado em relação ao Forte do Alqueidão, que tinha como missão reforçar a defesa da Serra do Olmeiro.
A ligação aos Fortes é essencialmente pedestre, através de um conjunto de trilhos que permitem ao visitante envolverem-se com a serra do Olmeiro. A estrada militar, alvo de consolidação e restauro, assegura a ligação do actual Núcleo de Apoio ao Visitante ao Forte do Alqueidão.